sábado, 15 de maio de 2010

A Vida é a arte de administrar conflitos. A gente negocia desde o primeiro segundo.


e na "Trilha da Pantera" (Cor de Rosa), o personagem vivido por David Niven lembra do 11o mandamento: resista... ou: promete que você vai se virar.

"O aprimoramento interior se parece também com a remoção de camadas sobressalentes de roupa(nota minha: sabe aqueles sonhos em que a gente vê as roupas espalhadas pelo chão, ou que está arrumando uma mala?... por aí). A matéria extrínseca são aqueles pactos que fazemos para reagir às coisas de uma certa maneira, e as respostas aprendidas. A princípio podemos nos sentir um tanto expostos, mas com o aumento de atividade, logo nos sentimos mais protegidos. Por exemplo, nos ensinaram a planejar, a prever problemas e a preparar respostas; chegamos até a preparar nossas opiniões antes de enfrentar situações, a fim de nos mostrar firmes em nossas atitudes. No jogo de tênis, os jogadores mais experientes são treinados para usar a resposta que tem mais chance de ganhar (e eu diria que a maior parte das pessoas faz isso com a própria vida). Sob determinadas condições considera-se melhor jogar a bola paralela à linha lateral ou cruzada. Uma vez que os jogadores tendem a se "fixar" nessas jogadas, é simples para quem compreende essas técnicas, mas adota uma abordagem mais pessoal, ganhar deles. Esse é um dos problemas de planejar respostas antecipadas às situações.
O discípulo do sábio aprende a recusar os programas oferecidos pela nossa mente acostumada a planejar (inferiores) e a manter a mente receptiva e inestruturada. Uma atitude que se atém às necessidades do momento e aos problemas que podemos realmente influenciar é a atitude mais criativa. Está livre da dúvida implícita na "previsão", em que os nossos planos não passam de barricadas contra o que é "provável acontecer". Na realidade, tanto "prever o futuro" (e aqui é no sentido mais mesquinho do termo), ou invejosamente se comparar aos outros "olhando para os lados", ou medir o progresso "olhando para trás", é considerado o mesmo que se alimentar de comida inferior no hexagrama(x). As imagens que construímos mentalmente com essa "maneira de olhar" produzem o mau efeito de nos tirar de nosso eixo interior, nos desestabilizando e fazendo com que percamos o caminho. A atitude correta é a que exigimos de um piloto de avião. Ainda que seu avião seja novo e tenha passado por repetidos testes para que não falhe, ele faz uma verificação regular, antes do vôo. Durante o vôo se mantém cauteloso e alerta, sem presunções. Conhece os perigos que condições inesperadas podem provocar, por isso mantém-se preparado para o que der e vier; não tem receios nem ansiedades."

de A Filosofia do I Ching / Carol Anthony
O livro é literalmente isto: um estudo filosófico sobre o I Ching, e tudo a ver com psicologia junguiana. Pode ser usado como Oráculo.
Como a autora volta e meia menciona os hexagramas, e como dessa forma, o meu querido leitor ou leitora iria se confundir (ainda) mais, deixo de mencioná-los, e coloco, portanto: (x). "Inferiores" e "superiores" são como reagimos, partes nossas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário