segunda-feira, 29 de junho de 2009

Dia de São Pedro

"Com a filha de João, Antonio ia se casar, mas Pedro fugiu com a noiva, na hora de ir pro altar..."

Quando se entende o mito, ou arquétipo, é importante, quase básico, que se estabeleça uma relação deste com outros similares, o que se entende por sincretismo. São Pedro, no candomblé daqui do RS e de Cuba (incrível, mas os dois têm a mesma linha), é sincretizado com Exú. Que, por sua vez, pode ser sincretizado com Plutão-Hades - o senhor do Averno, ou Inferno (mas não como é entendido do ponto de vista cristão. Para os povos primitivos, não havia a polarização Bem e Mal, lembre-se.)
São Pedro pode ser relacionado também, além de Plutão, com Hermes Psicopompe - que transitava, ou contrabandeava (talvez daí ser o patrono do Rio Grande, terra de bárbaros na sua origem, oigalê!) as almas daqui prá lá, e, raramente, se não me falha a memória, no caminho inverso.
É um santo-orixá-deus-mito de fronteira. Ele cuida dessa passagem.
E São Pedro, de quebra, cuida do clima. Vê se pode...

Então, talvez hoje, a reflexão possa ser nesse sentido: sobre como ultrapassar nossos limites e fronteiras, pedir a ajuda do santo pra conseguir aquela casa tão sonhada, a sua autorização (e tudo isso, não se confunda, significa mesmo uma conversa que terás com o teu inconsciente e não com alguém de fora; apenas que porás um nome nesse departamento, como uma http, capicce?) para explorar melhor novos mundos, e otras cositas que tua imaginação ousar.
Na bruxagauderia tem mais.
Boa festa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário